Há uma dicotomia grande na visão de qual é o papel da Igreja neste mundo. Já houve tempo em que não se imaginava uma Igreja sem um trabalho atuante junto aos pobres, aos mais fracos, aos excluídos. E isso não foi somente no início da história da Igreja, mas no início do século passado (séc. XX). O movimento social dentro da Igreja era muito forte. Tão forte que, em alguns casos, exageraram ao imaginar que era este e somente este o papel da Igreja.

Como acontece com todo movimento, e principalmente quando se extrapola numa visão específica, surge um movimento contrário e que ganha intensidade e adeptos. E exatamente isso surgiu. Um movimento oposto, em que não era mais a diakonia o papel da Igreja, mas o kerigma, ou seja, a pregação do Evangelho tão somente. Cremos que estas são visões extremas e equivocadas.

O que se questiona hoje é o que Paulo fala em Gál. 2:10 onde revela o pedido dos Apóstolos para que se lembrasse dos pobres, quando de seu ministério entre os gentios. E eles estão entre nós e, não poucas vezes, culpamos o Governo. Mas e a Igreja? Será que isso será delegado a outros seguimentos religiosos?

Felizmente surge o movimento de Missão Integral no Brasil, onde engloba-se kerigma e diakonia, proclamação e serviço. Um depende do outro e um não pode viver sem a ação do outro. Talvez aqui o exagero, anos atrás da Teologia da Libertação. E lembro-me de um papo com o pr. Ariovaldo Ramos da Visão Mundial, onde ele, que fora membro atuante na Teologia da Libertação, afirmou que foi o equilíbrio que o fez rever a caminhada. E hoje é um dos defensores da Missão Integral. E o movimento vai ganhando força nas igrejas. Não mais a “famosa” distribuição de cestas básicas (como para minimizar as crises de consciência), mas envolvimento de todos para mudar a realidade das comunidades onde a Igreja está inserida. Ação mesmo, gente e recursos investidos no trabalho.

E a pergunta de hoje, além do título deste post é: Se a igreja que você faz parte fechasse as portas hoje, que diferença isso faria para a comunidade onde ela está inserida?