Personagens_BibliaJá aconteceu de você ler sobre um personagem bíblico e ficar indagando se você faria o mesmo?

Muitas vezes eu me vi nesse dilema. De um lado os erros e pecados dos personagens me mostram o quanto sou errada e capaz de cometer os mesmos erros que eles, de outro os acertos daqueles que são exemplos bíblicos, mas que eu tenho certeza que não teria a mesma fé, coragem ou firmeza que eles tiveram em determinadas situações.

Pois é disso que trata o livro “Gente como a gente” do Max Lucado, editora Thomas Nelson Brasil, e que me fez analisar todos os meus questionamentos em uma tacada só. O melhor do livro é que ao final de cada capítulo temos um questionário para refletirmos sobre isso e ver aonde estamos errando e onde podemos melhorar.

No livro, Max disseca a história de 22 personagens bíblicos, dos mais diversos, e eu tentarei neste post dar a minha visão para apenas cinco deles.

1. José – marido de Maria

No livro existem várias questões sobre ele. Eu quando conheci a história, pensei: “Caraca, o cara aceitou casar com uma mulher grávida em uma época em que isso era desonra e pecado mortal”. Mesmo com um anjo aparecendo a ele para provar que o nascimento provinha de Deus, eu sempre quis entender de onde ele tirou coragem para enfrentar todas as críticas que deve ter recebido.

As vezes fazemos coisas só para agradar outras pessoas, mas ele teve que enfrentar tudo para que se cumprisse a vontade de Deus.

2. Mateus – discípulo de Jesus

No livro Max Lucado faz um paralelo sobre ele ser um coletor de impostos, mas eu fico surpresa com a certeza que ele teve do chamado.

Muitas vezes questionamos tudo de Deus. Você sente que Deus requer algo de você mas seus pensamentos são sempre os mesmos. “Porque Deus?”, “não queria fazer isso”, “será que é isso que Deus quer realmente?”…

Com Mateus, Jesus apenas disse “Segue-me”, ele sem pestanejar, seguiu. Simples assim! As vezes falta um pouco de simplicidade em nossas vidas e, principalmente, submissão.

3. A mulher que lavou os pés de Jesus

Agora serei bastante polêmica.

Quando li esse texto, fiquei impressionada com o desprendimento dela. Para quem não sabe, um vaso de alabrasto era um perfume caríssimo da época – como se fosse um vidrão de perfume Chanel nos dias de hoje. Essa mulher simplesmente quebrou o vaso de alabrasto e lavou os pés de Jesus.

Na boa… Eu não sei se teria essa capacidade e desprendimento. As vezes me pego pensando em como é complicado dar o dízimo e a oferta; que dirá quebrar meu perfume mais caro para lavar os pés de alguém, mesmo sendo esse alguém meu amado Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

4. Davi – um homem segundo o coração de Deus

Cada vez que eu leio a história de Davi eu vejo o quanto eu ainda tenho que me aperfeiçoar para ser segundo o coração de Deus.

Eu, humanamente falando, não seria capaz de enfrentar Golias – o gigante – com tanta fé como demonstrou Davi. Eu, pecadora e falha que sou, não teria o controle que Davi teve após seu filho morrer por consequência de seu erro e pecado. Eu, com toda a certeza, não respeitaria tanto Saul como ele.

Em época de “a vingança é um prato que se come frio e pelas beiradas” é quase impossível amar a pessoa que te quer tão mal. E Davi amava a Saul e amava, como a um irmão, Jônatas – filho de Saul.

Um dia, quem sabe terei orgulho em dizer que consegui colocar em prática um milésimo da fé e do amor que Davi demonstra.

5. Pedro – o discípulo mais sanguíneo de todos

Esse personagem é um dos mais conhecidos e é o que eu mais pareço. Ele sempre foi o mais próximo do termo “gente como a gente”, para mim.

Por exemplo, no momento em que os soldados vieram pegar Jesus para levá-lo preso, Pedro simplesmente os atacou e cortou a orelha de um deles fora.

Tudo bem que eu não cortaria a orelha de ninguém fora, afinal, não sou o Mike Tyson né? Mas eu seria bem capaz de me meter na história com ódio, raiva e todas as minhas emoções para defender as pessoas que amo.

Essa com certeza não é a atitude correta, dar vazão as emoções faz com que percamos nossa razão e o nosso testemunho cristão.

Perguntinhas de hoje: Qual o personagem bíblico que você mais se parece? E qual que serve de exemplo para você melhorar?

Que Deus nos abençõe hoje e sempre.
Amém!

About these ads